Revistas online (Nacionais)

Revista de Educação Matemática

ACTA SCIENTIAE
A revista Acta Scientiae tem por objetivo servir como um meio de discussão e de divulgação da produção científica na região de inquérito denominada Ensino de Ciências e Matemática, assim como, áreas afins.
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta


BOLEMA
BOLEMA: Boletim de Educação Matemática é a mais antiga e uma das mais importantes publicações na área da Educação Matemática no Brasil.  […] Com a intenção de disseminar a produção científica em Educação Matemática ou áreas afins, o BOLEMA publica artigos, ensaios, resenhas e resumos de dissertações e teses cujos focos relacionam-se ao ensino e à aprendizagem de Matemática e/ou ao papel da Matemática e da Educação Matemática na sociedade.
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema


Educação Matemática em Revista
A Educação Matemática em Revista é uma publicação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. O acesso é gratuito, porém é necessário se cadastrar.

http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/index


Educação Matemática Pesquisa
A revista Educação Matemática Pesquisa, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, de regularidade quadrimestral, tem o objetivo de constituir-se em um espaço de divulgação científica da área, em âmbito internacional.
http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/


EM TEIA
A Revista científica eletrônica EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana é um periódico quadrimestral, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – EDUMATEC do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. A Revista tem por objetivo divulgar pesquisas científicas concluídas na área de Educação Matemática e Tecnológica e áreas conexas.
http://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/emteia


Ensino da Matemática em Debate
A revista Ensino da Matemática em Debate, revista on line do Departamento de Matemática da PUCSP, de regularidade semestral, tem por objetivo abrir um espaço de comunicação do Departamento com os professores de Matemática do Ensino Básico. É pretensão de o Departamento divulgar análises, discussões, pesquisas, relatos de experiência que contribuam com a prática docente do professor do Ensino Básico. E reserva um cantinho desse espaço para divulgar fatos do Departamento para os professores e alunos do curso de Matemática da PUC/SP.

Nessa revista serão acolhidos artigos, resultados de pesquisa e ou relatos de experiências, a respeito de abordagens de ensino de conteúdos matemáticos do Ensino Básico; de dificuldades de aprendizagem; de formação de professores de Matemática; de gestão de sala de aula, de políticas públicas para a Educação, e temas correlatos. Há espaço reservado à discussão de temas da atualidade como exames nacionais de avaliação, interdisciplinaridade e ensino de Matemática, uso de novas tecnologias, e outros dessa natureza.
http://revistas.pucsp.br/index.php/emd/index


MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Revista do Centro de Referência de Modelagem Matemática no Ensino – CREMM, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (CREMM/PPGECIM/FURB)
http://proxy.furb.br/ojs/index.php/modelagem/index


REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática
A Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT é uma revista científica que visa promover o aprofundamento da investigação sobre temas ligados à epistemologia, à formação de professores e ao ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nas contribuições dos estudos semióticos na aprendizagem de conceitos. Pretende contribuir para o adensamento da pesquisa e difusão de conhecimentos em educação matemática e científica, em permanente articulação com a prática pedagógica escolar.
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat


Revista da Produção Discente
O periódico Revista da Produção Discente é uma revista eletrônica do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP de regularidade semestral. Ela tem por objetivos contribuir com a formação do futuro pesquisador na área de Educação Matemática e constituir-se num espaço de divulgação de pesquisas de estudantes e recém formados em cursos de pós-graduação dessa área ou áreas afins.
http://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat


Perspectivas da Educação Matemática
A Revista Perspectivas da Educação Matemática é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Destina-se à publicação de artigos da Educação Matemática e suas interfaces.
http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/


Tangram – Revista de Educação Matemática
A Tangran é uma revista trimestral que publica artigos inéditos em Português, Espanhol, Francês e Inglês, que buscam refletir sobre os diferentes aspectos relacionados ao campo da Educação Matemática. A Revista de Educação Matemática – Tangran possui cunho científico oriundo de dois grupos de pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD: Teia de Pesquisas em Educação Matemática – TeiaMat/CNPq e Grupo de Pesquisas Tecnologias da Educação Matemática – GPTEM/CNPq, vinculados a Faculdades de Ciências Exatas e Tecnológicas – FACET, A Faculdade de Educação – FAED e a Faculdade Intercultural Indígena – FAIND da UFGD.

A Tangran é uma revista que visa contribuir para divulgação de artigos inéditos oriundos de pesquisas, assim como estudos teóricos aprofundados, trabalhos de iniciação científica enviados com o orientador com título de Doutor e reflexões sobre experiências pedagógicas da Educação Básica e do Ensino Superior. É priorizado o aceite de artigos da área de Educação Matemática, assim como aqueles que se relacionam com outras áreas. Os artigos podem ser enviados em Português, Espanhol, Inglês e Francês.

Além disso está previsto pelo menos uma edição temática por ano, podendo ser coordenada pelos membros internos e externos da revista.

http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram


ZETETIKÉ
Publicação Semestral da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP) – Brasil.
A Revista Zetetiké tem o objetivo de contribuir para a formação do pesquisador da área de Educação Matemática por meio da divulgação de pesquisas e estudos realizados por educadores matemáticos, vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras.
http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike


 

Revista de Tecnologia na Educação

 

RENOTE – Novas Tecnologias na Educação
A Revista Novas Tecnologias na Educação tem por objetivo publicar trabalhos desenvolvidos na área da Informática na Educação.
http://seer.ufrgs.br/renote/


EDUCITEC-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico

A Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC) é um periódico científico com acesso livre, que foi pensado e elaborado pelo Mestrado Profissional de Ensino Tecnológico (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), com o objetivo de contribuir com a disseminação da ciência, ampliando o espaço destinado a produção científica com temas voltados para o ensino tecnológico, educação e áreas afins.

A EDUCITEC publica artigos, relatos de experiências e resenhas. O público alvo da revista são docentes dos diferentes níveis de ensino, pesquisadores do campo da educação e estudantes. O fluxo de submissão (recebimento) de artigo é contínuo. Sendo sua publicação semestral: junho e dezembro.

http://www.ifam.edu.br/educitec/


OBRA DIGITAL – Revista de comunicación
Obra digital (OD) está interesada en la Investigación de la Comunicación y áreas relacionadas, no solo desde una perspectiva teorica y práctica de la Comunicación digital, también en tendencias, nuevos desarrollos, comunicación y educación, diseño, marketing y publicidad digital, comunicación móvil y videojuegos. Recibe colaboraciones enviadas por profesores, investigadores y académicos de  instituciones en España y en el extranjero.
http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/index


Informática na educação: teoria & prática
Informática na educação: teoria & prática é um periódico científico editado pelo programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicado desde 1998, privilegia perspectivas interdisciplinares de natureza regional,nacional e internacional. Publicam-se dois números anualmente com artigos, pesquisas, relatos sobre trabalhos em andamento, resumos de teses e resenhas.
http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/


Revista Paidéi@ – Revista Científica de Educação a Distância
Paidéi@ é a Revista Científica do Núcleo de Educação a Distância (Unimes Virtual) da Universidade Metropolitana de Santos. Em formato digital e com periodicidade semestral, a Revista Paidéi@ é voltada para a publicação de trabalhos na área de Educação a Distância. A Revista tem um caráter interdisciplinar e está aberta a pesquisas de novos campos na área de educação a distância no Brasil e no Exterior. A Revista Científica Paidéi@ reforça o compromisso da Unimes Virtual de refletir criticamente sobre as práticas de Educação a Distância, buscando promover e ampliar o diálogo com a comunidade científica e com a sociedade em geral, fortalecendo a geração de saberes e o conhecimento científico. A nossa proposta é fazer da revista um instrumento de amplo debate acadêmico, envolvendo educadores de todas as áreas. Contribuindo assim para a construção e a divulgação do conhecimento científico de qualidade. O público-alvo da Revista Científica Paidéi@ é composto por professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais da área de Educação a Distância.
http://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=issue&op=current


 

Revistas de Educação

Caderno CEDES
Publicação de caráter temático dirigida a profissionais e pesquisadores da área educacional com o propósito de abordar questões que se colocam como atuais e significativas nesse campo de atuação.
http://www.scielo.br/ccedes


Olhar de Professor
A Revista Olhar de Professor é um periódico acadêmico semestral. Publi­ca artigos, relatos de práticas docentes, experiências pedagógicas significativas, relatórios de projetos de pesquisa e extensão, resenhas, entrevistas e textos de palestras proferidas, produções de pesquisadores ligados à docência, extensão universitária e pesquisa na grande área da educação.
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/


Cadernos de Educação (FaE/UFPel)
Cadernos de Educação é uma publicação quadrimestral da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel). Criada em 1992, buscou sempre desempenhar a tarefa de socializar conhecimentos relevantes, produzidos em nível local, nacional e internacional. A partir do quadragésimo quarto número, em 2013, Cadernos de Educação se converte em uma publicação exclusivamente eletrônica, garantindo seu funcionamento e sua continuidade como meio de divulgação científica e acadêmica na área de educação. Uma de suas características marcantes é a diversidade de temáticas, orientações teórico-metodológicas e estilos. O compromisso assumido como linha editorial é o de garantir a qualidade científica dos textos publicados e proporcionar elevado debate no interior da pluralidade que se apresenta no campo educacional contemporâneo. Além dos artigos que constituem seu núcleo básico, outras modalidades de textos são regularmente publicadas como estudos teóricos, reflexões sobre práticas, discussões conceituais etc.
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/issue/view/581


Revista de Educação Pública
A Revista de Educação Pública tem periodicidade quadrimestral. Dos três números do ano, dois deles são de caráter geral, com estrutura tradicional do periódico e suas seções, e um número temático determinado pelo Seminário de Educação (SemiEdu) que ocorre anualmente no campus UFMT/Cuiabá. Os dois números gerais ou abertos têm capas padronizadas em uma espiral, simbolizando a produção e disseminação do conhecimento científico, variando apenas na cor. O número temático constitui-se pelos trabalhos apresentados pelos conferencistas e convidados do SemiEdu ocorrido no ano anterior. A capa do número temático varia de acordo com a ilustração criada para o SemiEdu do ano em questão, emblematizada em todo material confeccionado para sua divulgação e realização.
http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica


Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica
A Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, é um periódico científico quadrimestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente – GEPEDI, da Faculdade de Educação, da Universidad Federal de Uberlândia. O mesmo está dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Tem como objetivo incentivar à investigação e o debate acadêmico acerca dos processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, formação de professores, práticas de ensino, aspectos históricos, biografias e fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino numa perspectiva materialista dialética; prestando-se como instrumento de divulgação do conhecimento, especialmente, nas áreas de didática e psicologia pedagógica, tendo, como aspiração:

  1. Divulgar pesquisas e textos de caráter científico nas áreas de Didática e Psicologia Pedagógica;
  2. Fomentar intercâmbio de estudos em sua especialidade com outras instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres.

http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie


Revista Argumentos Pró-Educação
A Revista Argumentos Pró-Educação, periódico do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí- Univás, tem por objetivo publicar trabalhos que contribuam para enriquecer o conhecimento em Educação, podendo ser: Artigo (fruto de pesquisa científica), Ensaio (decorrente de reflexões teórico-metodológicas) ou Relato de Experiência (decorrente da reflexão e problematização de uma experiência profissional). Também publica resenhas bibliográficas, entrevistas de autores nacionais e internacionais reconhecidos e Dossiês ou Números Temáticos que possam referenciar estudos na área. Todas as propostas são recebidas em fluxo contínuo.
http://ojs.univas.edu.br/index.php?journal=argumentosproeducacao


Revista Educação
A revista Educação é uma publicação científica da Faculdade de Educação, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Tem como propósito divulgar a produção científica original de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação. Publica artigos e ensaios inéditos, resenhas, entrevistas, traduções, entre outras contribuições acadêmicas. É editada desde 1978 e tem periodicidade quadrimestral.
http://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/ojs/index.php/faced/


Nuances: estudos sobre Educação
Nuances: estudos sobre Educação é uma revista online quadrimestral, de acesso aberto e gratuito, que publica trabalhos originais na área de Educação. Nuances visa publicar artigos inéditos resultantes de pesquisas, de estudos teóricos, de traduções, de resenhas, de reflexões críticas sobre experiências pedagógicas e outros documentos de interesse da área de Educação e de áreas afins.
http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances


 

Revistas Científicas Interdisciplinar

ForScience
Periódico técnico-científico de publicação semestral, que tem a finalidade de divulgar o conhecimento científico nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Gestão e Matemática, tendo caráter inter e multidisciplinar. A Revista destina-se à publicação de textos inéditos nas modalidades: artigos, resenhas, ensaios teóricos, relatos de experiência, além de replicações de trabalhos.
http://formiga.ifmg.edu.br/forscience


ARTEFACTUM – Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia
A revista científica ARTEFACTUM (ISSN 1984-3852) tem por objetivo reunir, em um único documento, pesquisas que buscam compreender o humano a partir daquilo que lhe é mais peculiar: a linguagem.
Dentro desta perspectiva, a Revista Artefactum abre um espaço de discussão interdisciplinar para que os pesquisadores dos diferentes campos epistemológicos possam apresentar as suas descobertas e compartilhar com os colegas autores e com os leitores um pouco dos seus entendimentos acerca das relações humanas no contemporâneo, num contexto onde pessoas e máquinas parecem se confundir.
http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/


REnCiMa-Revista de Ensino de Ciências e Matemática
A Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) é uma publicação eletrônica trimestral, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, destinada a divulgar trabalhos previamente arbitrados e que abordem, preferencialmente, resultados de pesquisas e experiências didáticas que tenham como foco a sala de aula e que visem aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos científicos. Os artigos podem abordar questões voltadas à educação e alfabetização científica de alunos dos diferentes níveis de ensino, assim como aspectos e propostas da formação de professores. São aceitos artigos que apresentem relatos de pesquisa e trabalhos teóricos. Contempla, ainda, uma seção para resenhas e uma para divulgação de eventos e informações relevantes da área. É também prevista uma seção para a publicação de artigos técnicos que apresentem propostas de metodologias e recursos a serem utilizados em atividades didáticas. Os trabalhos submetidos devem proporcionar reflexões acerca de temáticas relevantes para a busca de avanços na Educação em Ciências e Matemática. ISSN: 2179-426X
http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/


Indagatio Didactica
A Revista Indagatio Didactica (revista portuguesa) constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados. ISSN: 1647-3582
http://revistas.ua.pt/index.php/ID


 

Editoras com publicações on-line

Realize Eventos Científicos & Editora  
http://www.editorarealize.com.br


 

Educação on-line e Educação a distância

Educação Online
Educação Online é um periódico eletrônico quadrimestral, com revisão por pares, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio. Classificado no Qualis CAPES como B2 em Ensino, B3 em Filosofia e B5 em Educação. Aceita artigos em português, espanhol e inglês. Publica artigos inéditos da área de educação, prioritariamente resultados de pesquisa.
http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/ojs/index.php/Eduonline


 

 

Anais de eventos

III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior
i9 com 5c
O tema Inove com conexão, contribuição, compartilhamento, colaboração e cooperação tem como propósito refletir sobre dimensões da participação dos sujeitos em redes de práticas didático-metodológicas inovadoras no ensino superior, nas diferentes áreas do conhecimento.

https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/CIM/schedConf/presentations


 Atualizado em junho/2018