Relação de 8 periódicos nacionais na área.
Caderno CEDES
Publicação de caráter temático dirigida a profissionais e pesquisadores da área educacional com o propósito de abordar questões que se colocam como atuais e significativas nesse campo de atuação.
http://www.scielo.br/ccedes
Olhar de Professor
A Revista Olhar de Professor é um periódico acadêmico semestral. Publica artigos, relatos de práticas docentes, experiências pedagógicas significativas, relatórios de projetos de pesquisa e extensão, resenhas, entrevistas e textos de palestras proferidas, produções de pesquisadores ligados à docência, extensão universitária e pesquisa na grande área da educação.
https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/
Cadernos de Educação (FaE/UFPel)
Cadernos de Educação é uma publicação quadrimestral da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel). Criada em 1992, buscou sempre desempenhar a tarefa de socializar conhecimentos relevantes, produzidos em nível local, nacional e internacional. A partir do quadragésimo quarto número, em 2013, Cadernos de Educação se converte em uma publicação exclusivamente eletrônica, garantindo seu funcionamento e sua continuidade como meio de divulgação científica e acadêmica na área de educação. Uma de suas características marcantes é a diversidade de temáticas, orientações teórico-metodológicas e estilos. O compromisso assumido como linha editorial é o de garantir a qualidade científica dos textos publicados e proporcionar elevado debate no interior da pluralidade que se apresenta no campo educacional contemporâneo. Além dos artigos que constituem seu núcleo básico, outras modalidades de textos são regularmente publicadas como estudos teóricos, reflexões sobre práticas, discussões conceituais etc.
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/issue/view/581
Revista de Educação Pública
A Revista de Educação Pública tem periodicidade quadrimestral. Dos três números do ano, dois deles são de caráter geral, com estrutura tradicional do periódico e suas seções, e um número temático determinado pelo Seminário de Educação (SemiEdu) que ocorre anualmente no campus UFMT/Cuiabá. Os dois números gerais ou abertos têm capas padronizadas em uma espiral, simbolizando a produção e disseminação do conhecimento científico, variando apenas na cor. O número temático constitui-se pelos trabalhos apresentados pelos conferencistas e convidados do SemiEdu ocorrido no ano anterior. A capa do número temático varia de acordo com a ilustração criada para o SemiEdu do ano em questão, emblematizada em todo material confeccionado para sua divulgação e realização.
http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica
Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica
A Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, é um periódico científico quadrimestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente – GEPEDI, da Faculdade de Educação, da Universidad Federal de Uberlândia. O mesmo está dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Tem como objetivo incentivar à investigação e o debate acadêmico acerca dos processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, formação de professores, práticas de ensino, aspectos históricos, biografias e fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino numa perspectiva materialista dialética; prestando-se como instrumento de divulgação do conhecimento, especialmente, nas áreas de didática e psicologia pedagógica, tendo, como aspiração:
- Divulgar pesquisas e textos de caráter científico nas áreas de Didática e Psicologia Pedagógica;
- Fomentar intercâmbio de estudos em sua especialidade com outras instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres.
http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie
Revista Argumentos Pró-Educação
A Revista Argumentos Pró-Educação, periódico do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí- Univás, tem por objetivo publicar trabalhos que contribuam para enriquecer o conhecimento em Educação, podendo ser: Artigo (fruto de pesquisa científica), Ensaio (decorrente de reflexões teórico-metodológicas) ou Relato de Experiência (decorrente da reflexão e problematização de uma experiência profissional). Também publica resenhas bibliográficas, entrevistas de autores nacionais e internacionais reconhecidos e Dossiês ou Números Temáticos que possam referenciar estudos na área. Todas as propostas são recebidas em fluxo contínuo.
http://ojs.univas.edu.br/index.php?journal=argumentosproeducacao
Revista Educação
A revista Educação é uma publicação científica da Faculdade de Educação, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Tem como propósito divulgar a produção científica original de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação. Publica artigos e ensaios inéditos, resenhas, entrevistas, traduções, entre outras contribuições acadêmicas. É editada desde 1978 e tem periodicidade quadrimestral.
http://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/ojs/index.php/faced/
Nuances: estudos sobre Educação
Nuances: estudos sobre Educação é uma revista online quadrimestral, de acesso aberto e gratuito, que publica trabalhos originais na área de Educação. Nuances visa publicar artigos inéditos resultantes de pesquisas, de estudos teóricos, de traduções, de resenhas, de reflexões críticas sobre experiências pedagógicas e outros documentos de interesse da área de Educação e de áreas afins.
http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances