Periódicos nacionais de “Educação Matemática”

Relação de 13 periódicos nacionais na área.

Educação Matemática Debate
Educação Matemática Debate é uma revista científica editada pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat), vinculada ao Departamento de Ciências Exatas (DCEx) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Objetiva contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática e da Educação Matemática. Tem como propósito, ainda, divulgar processos e resultados de pesquisas e de experiências de práticas pedagógicas que tem como foco de análise as teorizações do campo da Educação Matemática.
http://www.periodicos.unimontes.br/emd/


ACTA SCIENTIAE
A revista Acta Scientiae tem por objetivo servir como um meio de discussão e de divulgação da produção científica na região de inquérito denominada Ensino de Ciências e Matemática, assim como, áreas afins.
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta


BOLEMA
BOLEMA: Boletim de Educação Matemática é a mais antiga e uma das mais importantes publicações na área da Educação Matemática no Brasil.  […] Com a intenção de disseminar a produção científica em Educação Matemática ou áreas afins, o BOLEMA publica artigos, ensaios, resenhas e resumos de dissertações e teses cujos focos relacionam-se ao ensino e à aprendizagem de Matemática e/ou ao papel da Matemática e da Educação Matemática na sociedade.
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema


Educação Matemática em Revista
A Educação Matemática em Revista é uma publicação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. O acesso é gratuito, porém é necessário se cadastrar.

http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/index


Educação Matemática Pesquisa
A revista Educação Matemática Pesquisa, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, de regularidade quadrimestral, tem o objetivo de constituir-se em um espaço de divulgação científica da área, em âmbito internacional.
http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/


EM TEIA
A Revista científica eletrônica EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana é um periódico quadrimestral, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – EDUMATEC do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. A Revista tem por objetivo divulgar pesquisas científicas concluídas na área de Educação Matemática e Tecnológica e áreas conexas.
http://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/emteia


Ensino da Matemática em Debate
A revista Ensino da Matemática em Debate, revista on line do Departamento de Matemática da PUCSP, de regularidade semestral, tem por objetivo abrir um espaço de comunicação do Departamento com os professores de Matemática do Ensino Básico. É pretensão de o Departamento divulgar análises, discussões, pesquisas, relatos de experiência que contribuam com a prática docente do professor do Ensino Básico. E reserva um cantinho desse espaço para divulgar fatos do Departamento para os professores e alunos do curso de Matemática da PUC/SP.

Nessa revista serão acolhidos artigos, resultados de pesquisa e ou relatos de experiências, a respeito de abordagens de ensino de conteúdos matemáticos do Ensino Básico; de dificuldades de aprendizagem; de formação de professores de Matemática; de gestão de sala de aula, de políticas públicas para a Educação, e temas correlatos. Há espaço reservado à discussão de temas da atualidade como exames nacionais de avaliação, interdisciplinaridade e ensino de Matemática, uso de novas tecnologias, e outros dessa natureza.
http://revistas.pucsp.br/index.php/emd/index


MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Revista do Centro de Referência de Modelagem Matemática no Ensino – CREMM, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (CREMM/PPGECIM/FURB)
http://proxy.furb.br/ojs/index.php/modelagem/index


REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática
A Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT é uma revista científica que visa promover o aprofundamento da investigação sobre temas ligados à epistemologia, à formação de professores e ao ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nas contribuições dos estudos semióticos na aprendizagem de conceitos. Pretende contribuir para o adensamento da pesquisa e difusão de conhecimentos em educação matemática e científica, em permanente articulação com a prática pedagógica escolar.
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat


Revista da Produção Discente
O periódico Revista da Produção Discente é uma revista eletrônica do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP de regularidade semestral. Ela tem por objetivos contribuir com a formação do futuro pesquisador na área de Educação Matemática e constituir-se num espaço de divulgação de pesquisas de estudantes e recém formados em cursos de pós-graduação dessa área ou áreas afins.
http://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat


Perspectivas da Educação Matemática
A Revista Perspectivas da Educação Matemática é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Destina-se à publicação de artigos da Educação Matemática e suas interfaces.
http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/


Tangram – Revista de Educação Matemática
A Tangran é uma revista trimestral que publica artigos inéditos em Português, Espanhol, Francês e Inglês, que buscam refletir sobre os diferentes aspectos relacionados ao campo da Educação Matemática. A Revista de Educação Matemática – Tangran possui cunho científico oriundo de dois grupos de pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD: Teia de Pesquisas em Educação Matemática – TeiaMat/CNPq e Grupo de Pesquisas Tecnologias da Educação Matemática – GPTEM/CNPq, vinculados a Faculdades de Ciências Exatas e Tecnológicas – FACET, A Faculdade de Educação – FAED e a Faculdade Intercultural Indígena – FAIND da UFGD.

A Tangran é uma revista que visa contribuir para divulgação de artigos inéditos oriundos de pesquisas, assim como estudos teóricos aprofundados, trabalhos de iniciação científica enviados com o orientador com título de Doutor e reflexões sobre experiências pedagógicas da Educação Básica e do Ensino Superior. É priorizado o aceite de artigos da área de Educação Matemática, assim como aqueles que se relacionam com outras áreas. Os artigos podem ser enviados em Português, Espanhol, Inglês e Francês.

Além disso está previsto pelo menos uma edição temática por ano, podendo ser coordenada pelos membros internos e externos da revista.

http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram


ZETETIKÉ
Publicação Semestral da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP) – Brasil.
A Revista Zetetiké tem o objetivo de contribuir para a formação do pesquisador da área de Educação Matemática por meio da divulgação de pesquisas e estudos realizados por educadores matemáticos, vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras.
http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike